sábado, 12 de julho de 2008

Leonardo da Vinci: Sua vida


A vida de Leonardo da Vinci

Leonardo di ser Piero da Vinci (Anchiano, 15 de Abril (Calendário Juliano) ou 25 de Abril (Calendário Gregoriano) de 1452 — Cloux, Amboise, 2 de Maio de 1519) foi um pintor, matemático, escultor, arquiteto, físico, engenheiro, botânico e músico do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade, embora não tivesse nenhuma formação na maioria dessas áreas, como na engenharia e na arquitetura. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como Sr. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família, significando "vindo de Vinci".

Suas idéias científicas quase sempre ficaram escondidas em cadernos de anotações, e foi como artista que obteve reconhecimento de seus contemporâneos.

Nascido num pequeno vilarejo próximo ao município toscano de Vinci, em 15/04/1452 ou 25/04, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. Ele era um homem belo, tinha uma esplêndida voz, uma mente magnífica, uma excelência em matemática e tendências científicas. Sua abundância de talentos levava-o a questionar e a lutar contra seu lado artístico, raramente terminando uma pintura e, freqüentemente, experimentando novas técnicas. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo. A maioria das autoridades refere-se aos seus trabalhos como Leonardos e não da Vincis. Presume-se que ele não usou o nome do pai por causa do estado ilegítimo.

Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lorenzo de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio . Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, e expressa melhor do que qualquer outro o espírito daquele tempo. Ao contrário do homem medieval, que via em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e construir. Por isso a Renascença também é conhecida como a época do Humanismo e se caracteriza por enormes progressos nas artes, nas leis e nas ciências.

Estagiou no estúdio de Verrochio (importante artista da época), em Florença. Mudou-se para Milão em 1481, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506 Leonardo trabalhou principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado a Mona Lisa, sua obra mais famosa. Entre 1506 e 1516, viveu entre Milão e Roma. Convidado por Francisco I viajou para a França em 1516, onde faleceu no ano de 1519. Ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma atmosfera que parte da realidade, mas estimula a imaginação do observador. Foi possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.

Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220.

Leonardo morreu em Cloux, França, e de acordo com o seu desejo, sessenta mendigos seguiram seu caixão. Leonardo da Vinci foi enterrado na Capela de São Hubert no Castelo de Amboise.

4 comentários:

Isaac Sousa disse...

A imagem é um auto-retrato de Leonardo da Vinci
É incrivel ver como alguém possa ter mudado tanto a historia como ele, com obras e experimentos, e ser uma pessoa que atua em tantas áreas.É instimulador.

Anônimo disse...

Isaac, gostei de suas paquisas sobre este genio do conhecimento humano. `emuito bom saber que voce anda pesquisando personalidades inciveis que transformaram o desenvolvimento do conecimento humano e alem disso um gande humanista, qualidade que admiro muito nas pessoas. Valeu filho.

Unknown disse...

Ficou bem legal, cara! Você fez uma descrição sucinta da vida e obra do grande artista que foi Leonardo da Vinci e depois o contextualiza no período em que viveu. Gostei mesmo.
Abração,
IAN SOUSA

Anônimo disse...

Ow Isaac, achei ótima a iniciativa de fazer um blog e ainda postar coisas interessantes, sobre pessoas e artes que são destaque na história. Como Leonardo da Vinci, por exemplo, um homem admirável sob muitos aspectos. E é muito bom saber que meu cunhadinho já se interessa por esses assuntos e pesquisas desde já. Parabéns Isaac! =)